O que é Açaí de Colheita Especial ?
Comer um copo de açaí com camadas de leite condensado intercaladas com outras doçuras já é um hábito popular no sul e sudeste do Brasil e está ganhando força em diversas partes por esse “mundo a fora"..
Mas não foi sempre assim, e provavelmente logo iremos ver além do gelado roxo popular !
Segundo estudo AMAZÔNIA 2030 | A Década do Açaí, desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia, muitos apontam a importância de se investir em comunicação e na criação de requisitos de qualidade para evitar que aconteça com açaí o que aconteceu com a borracha e demais produtos que acabaram sendo produzidos de forma mais competitiva fora da Amazônia. Na opinião de Damien Binois, é necessário construir indicações geográficas que possam indicar a procedência do açaí, como um Grand Cru de Açaí de Curralinho, Açaí do Baixo Tocantins, Açaí do Amapá, ou do Amazonas. “Esse é o futuro que gostaria de ver nos próximos 10 anos" diz Damien.
Nessa esteira, as articulações para transformação no ecossistema do segmento de açaí já começam a mostrar “frutos”.
Na industrialização do açaí, inovação e tecnologia estão protagonizando uma revolução no processamento do fruto. Isso porque o açaí é um fruto muito perecível e que sofre oxidação entre colheita, transporte e processamento.
Garantir um prazo curto entre colheita e despolpamento, idealmente no mesmo dia, é considerado um fator de segurança sanitária e de qualidade, relata Damien Binois.
A diferenciação entre tipos e variedades de açaí é vista como forma de agregação de valor, além de contribuir para viabilização de novos produtos (blends, sucos, néctares, óleo, extratos, geléias, etc.). Ela permite ainda manter a Amazônia competitiva e a Floresta “em pé”.
Uma melhora nessa etapa irá afetar beneficamente toda a logística, distribuição e formas de comercialização do produto até o varejo.
Nesse sentido em 2016, pela primeira vez a empresa Casa Mundo Brazil leva ao mercado o termo Açaí de Colheita Especial, com o propósito de investir em reputação e na criação de padrões de qualidade, atendendo as demandas para transformação na cadeia produtiva e a inversão da curva de valor do segmento de açaí.
Segundo Anelise, em sua visão, “especial” envolve o conceito de algo de grande qualidade, fruto de um relacionamento particular, onde produtores e demais envolvidos se façam parte, e se tornem grandes aliados na criação de valor.
Por outro lado, dentro da visão industrial, um AÇAÍ DE COLHEITA ESPECIAL é um produto que apresenta a garantia de um prazo curto entre colheita e despolpamento, sendo, portanto, resultado de rigoroso controle de qualidade.
Então, como dito no início desta conversa … vamos ver além do roxo !
E, se quiseres conhecer o sabor de um Açaí de Colheita Especial, vá a uma das lojas da M’AÇAI.X , que é a primeira rede que oferece essa especialidade. Além disso, não esqueça de perguntar a origem do seu açaí da próxima vez que for consumir !
Conheça mais sobre o Açaí de Colheita Especial no site www.macaix.com